sexta-feira, 25 de maio de 2007

CASA MEDIANEIRA - Fundação da Casa Apostolado

No dia 21 de novembro de 1933, festividade da apresentação de Nossa Senhora, chegou a esta cidade de Porto Alegre, para abrir uma nova casa da Congregação e um novo sacrário as fundadoras, Revmª. da Concepción de Maria Corral, Madre Maria Rafaela Bonilla, Madre Mª del Buen Sucesso Ortega e Ir. Ramona Padiño.
Desde o barco a Exmª Senhora Dona Matilde Py da Cunha ( Dona Tilóca) as acompanhou até a casa de sua propriedade na rua Gomes Carneiro, 364, onde deixou-as instaladas, com a casa mobiliada, deixando colchões, cobertores suficientes para as quatro religiosas e a despensa repleta de gêneros alimentícios para os primeiros dias.
Em todos os momentos, Dona Matilde Py da Cunha, doadora da propriedade, esteve presente para dar assistência as necessidades das Religiosas.
As Religiosas, aqui vindas, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho apostólico, inauguraram no dia 13 de janeiro de 1934 a Capela em uma sala do 1º andar do prédio, com missa presidida pelo Padre Ruan Cordeiro. Estavam presentes, nesta celebração, a Exmª. Dona Matilde Py Cunha com seus filhos e algumas pessoas.
No dia 19 de dezembro chegaram mais quatro religiosas e uma colegial, Marina Gonzales, que quis ser fundadora do novo internato. Neste dia não ficou o Santíssimo exposto, porque Dona Matilde (doadora) quis mandar fazer a pintura da capela e a mesma presenteou-a com um altar. No dia 2 de fevereiro, já terminada a pintura da capela, foi celebrada uma santa missa presi,dida pelo Padre Reitor dos Jesuítas. Com isso a Congregação obteve um novo sacrário.
No mês de junho, um grupo de senhoras da comunidade presentou a capela com um grande sino.
As religiosas deram continuidade na acolhida das jovens para o internato e abrindo o externato com número significativo, onde as Religiosas com zelo apostólico foram formando estas jovens na fé, na formação dos sacramentos e ajudando-as a desenvolverem habilidades tais como: crochê, bordado e formação cultural.
Para atender as necessidades urgentes que foram surgindo, as Religiosas foram ampliando o espaço físico, com a ajuda integral de Dona Matilde, e no dia 13 de agosto houve a benção do novo pavilhão destinado a lavanderia, passador, classes para o ensino cultural, classes para trabalhos manuais e instalações mais apropriadas para as jovens internas e do externato. Para a inauguração houve missa presidida pelo Padre Luiz Bene.
As Religiosas se dedicavam a formação das jovens ensinando-lhes os princípios cristãos, catequizando-as para os sacramentos: Batismo, 1ª Eucaristia, Confissão e matrimônio, visando a formação integral das mesmas. Nas festas de fim de ano as Religiosas ofereciam vários presentes as colegiais internas, as externas e também as colegiais casadas.
Pelo crescimento contínuo da quantidade de jovens que aqui chegavam, a capela tornou-se um espaço muito limitado. Para atender as mais diversas necessidades, foi construida uma nova capela, com capacidade adequada.
No dia 1º de maio de 1960, foi colocada a primeira pedra e medalhas, com benção especial do Padre Perez, deu-se assim, o início da construção da nova capela. Foi madrinha Dona Iara, irmã de Dona Matilde Py Cunha, com a participação do cônsul da Espanha, de muitas jovens, senhoras e colegiais casadas.
Hoje, graças a Deus e a nossa padroeira, Maria Imaculada, as sementes plantadas continuam germinando. As Religiosas seguem em sua missão atendendo as jovens que chegam em busca de promoção, para tanto continuam oferecendo a Residência Vicenta Maria (internato), centro cultural (Instituto Maria Imaculada) e significativo Centro Social Vicenta Maria. A casa está repleta e nós religiosas continuamos com grande zelo apostólico na busca de meios para que a obra de Santa Vicenta Maria continue florescendo no atendimento às necessidades atuais.
( Irmã Esperança Vieceli - RMI)

2 comentários:

Inmaculada disse...

¡Queridos molavim de la Casa medianeira!
Me llamo Inmaculada, soy una molavim de la casa de Cádiz en España.Descubrí vuestro blog por internet,y Felicitaros antes que nada el año nuevo que comienza,deciros que estamos unidos a pesar de la distancia en el Carisma que nuestra Santa fundó para la juventud más necesitada...

Yo, también he querido hacer un blog donde todos desde cualquier parte del mundo compartamos nuestras experiencias...
BESOS desde ESPAÑA

Molavim disse...

Querida Inmaculada, ficamos muito felizes com sua mensagem, é um grande estímulo para nós e uma satisfação saber que poderemos trocar experiências através desse blog. Aproveitamos para informar que temos um site, o endereço é:www.molavim.kit.net
Dê uma passadinha lá e depois nos dê sua opinião que será muito valiosa para nós.
Agradecidos e com nossas orações procuramos fazer também vida o carisma de Santa Vicenta Maria.
Um grande e afetuoso abraço dos irmãos de Fé da casa Medianeira -Porto Alegre-RS