sexta-feira, 25 de maio de 2007

HISTÓRICO DO MOVIMENTO LAICO VICENTA MARIA

INTRODUÇÃO
O movimento nasceu, em 1987, na Espanha chegando ao Brasil em 1995, a partir de um chamado do Espírito em resposta às inquietações dos leigos que queriam partilhar o carisma e a espiritualidade de Vicenta Maria.
Nasce de uma vida no Espírito que Vicenta Maria viveu e transmitiu, deixando-nos uma espiritualidade Cristocêntrica, eclesial, Mariana e apostólico-missionária.

No Brasil formamos 6 grupos:

1. POA - Medianeira (out/2000)

2. SP - Ipiranga (ago/2001)

3. Santos - (ago/ 2001)

4. SP - Al. Itu (abril/ 2003)

5. Rio de Janeiro - (março/2004)

6. POA - Anita (maio/2004)


NOSSA IDENTIDADE

Quem é o laico de Vicenta Maria?

Leigos que, em resposta ao chamado do Espírito Santo, partilham o carisma, espiritualidade e missão com as Religiosas do Maria Imaculada.
Como laicos de Vicenta Maria, sentímo-nos membros da Igreja, "vides radicadas em Cristo, a verdadeira videira, que torna as vides vivas e vivificantes". De Cristo recebemos vida, vida em abundância.
Vinculadas às RMI, sentimo-nos chamados a mesma missão e desejamos comprometer-nos com a mesma Igreja, como colaboradores da obra de Santa Vicenta Maria, deixando que seu carisma molde nossa personalidade, colocando um selo especial que nos identifique no mundo como membros da grande família Vicenta Maria (O.V.9)
Só descobrindo a misteriosa riqueza que Deus dá ao cristão no santo Batismo, é possível delinear a "figura do fiel leigo". O Batismo regenera o "fiel leigo" para a vida dos filhos de Deus, une-os a Jesus Cristo e ao seu Corpo que é a Igreja, unge-os no Espírito Santo, constituindo-nos templos espirituais (Ch.i. 9)

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade do Movimento se alimenta da espiritualidade cristã e quer desenvolver o dom depositado em cada cristão, pelo Batismo, para levá-lo a um compromisso na Igreja e no mundo como testemunha de Cristo.
Vicenta Maria vive uma espiritualidade orientada e alimentada, segundo o Espírito de Cristo, Deus encarnado e ressuscitado.
Os membros do MOLAVIM querem que esta espiritualidade Cristocênctrica impregne suas vida em todas as suas dimensões.
O estilo de vida do laico de Vicenta Maria está marcado pelas atitudes evangélicas mais destacadas no carisma de Vicenta Maria:

1. Busca e realização da vontade de Deus;

2. Oração, encontro com Deus na intimidade do coração e na ação;

3. União com Maria vivida desde Cristo e em Cristo;

4. Amor à Eucaristia que alimenta nosso amor a Cristo e aos irmãos;

5. Caridade fraterna;

6. Inquietude apostólica.

MISSÃO

Como leigos da Igreja, em comunhão com todos os membros do povo de Deus, queremos responder a nossa vocação de evangelizadores recebida no Batismo e ratificada na Confirmação (O.V.17).
As obras das Religiosas de Maria Imaculada são o lugar de referência de nosso compromisso apostólico, de nosso testemunho de vida como cristão e de nossa colaboração na tarefa evangelizadora onde nos encontramos, sobretudo naqueles lugares e ambientes onde as RMI não podem chegar (O.V. 18)
Os laicos de Vicenta Maria querem evangelizar com uma espiritualidade profunda, fundamentada no seguimento de Jesus Cristo, que é o caminho, verdade e vida, e tendo em conta as peculiaridades de nossa vida sócio-laboral.

COMUNHÃO

" a participação dos fiéis leigos na vida da Igreja-Comunhão com Vicenta Maria"
Os laicos de Vicenta Maria vivem o compromisso com a Igreja, dentro da família de Vicenta Maria, cujo carisma, dom do Espírito Santo, anima desde dentro, o movimento, dando vida em comunhão de corações entre os laicos e as RMI (O.V.26)
Somos conscientes de que as RMI nos acolhem com alegria, convencidas de que seu carisma pode ser partilhado com os laicos, que também receberam do Senhor o mesmo carisma. Por isso, nos preparam a partilhar de maneira mais direta na espiritualidade, formação, comunhão e missão. (O.V. 28)
Os laicos de Vicenta Maria querem fomentar a comunhão em nível de vida e fé, criando atitudes de diálogo, amizade e respeito profundo a todas as pessoas. (O.V.31)
Somos, habitualmente, chamados ao mistério da Igreja-Comunhão no início da celebração eucarística: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós" (2 Cor 13, 13).
Cabe a nós a verdadeira entrega.

FORMAÇÃO

A formação tem como objetivo a descoberta cada vez mais clara da própria vocação humana e cristã e a disponibilidade cada vez maior para vivê-la no cumprimento da própria missão, segundo a identidade de laico de Vicenta Maria.
Para os MOLAVIM, a formação permanente é vital.
Existe um compromisso com ela, a fim de dar o melhor de nós, como leigos comprometidos com a obra de Vicenta Maria.
Segundo o Plano Pedagógico-Pastoral (RMI - 1992), as RMI se propõem a oferecer aos laicos uma adequada formação orientada a aprofundar, entre outros aspectos, compromisso cristão, carisma congregacional e a Doutrina Social da Igreja. E os laicos de Vicenta Maria, segundo as Orientações de Vida, se comprometem, com dedicação, na formação permanente, como elemento de transformação. Entre as atividades formativas destacan-se especialmente:
  • exercícios Espirituais de Santo Inácio;
  • reuniões de estudo, pelo menos uma vez por mês;
  • encontros;
  • momentos fortes de oração e discernimento.
Acreditamos que não se dá formação verdadeira se cada qual não assumir e não desenvolver por si mesmo a responsabilidade da formação, pois esta configura-se, essencialmente, como "autoformação".

O Laico de Vicenta Maria alegra-se com a iniciativa das RMI em partilhar o carisma e agradecem, pois só abrimos a nossa casa para os amigos, para os irmãos de fé.
Obrigada pela confiança.

Nenhum comentário: